Uma das ferramentas para enfrentar a crise econômica, as exportações demandam estruturação das empresas de menor porte e demoram, em média, seis meses para sair do papel. Dificuldades vão da elaboração do plano de negócios ao processo pós-venda.
O grande obstáculo a ser superado pelos exportadores de primeira viagem é relacionado à capacitação. "No começo, é preciso adaptar os produtos, encontrar o público-alvo, se preparar em relação à burocracia, montar estratégia de promoção e formatar uma oferta", enumera Mauricio Golfette, consultor de comércio exterior do Sebrae, lembrando que a primeira operação pode levar seis meses para ser efetivada.
E o trabalho se estende até o período que sucede a exportação. "O processo continua no pós-venda. Se foi feita exportação de máquinas, por exemplo, será necessário alguém que dê assistência técnica para essa máquina fora do País. Talvez seja necessário credenciar um técnico no país de destino ou abrir um escritório que trabalhe com isso", completa Golfette, conforme noticiado pelo jornal DCI.